Seguidores

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

sábado, 5 de novembro de 2011

ATENÇÃO

PARA MEUS ALUNOS QUE ESTÃO TIRANDO A PRIMEIRA HABILITAÇÃO, AI NO MÊS DE AGOSTO, TEM O RESUMO DE TODAS AS MATÉRIAS, INCLUINDO OS SIMULADOS!!
TENTEM FAZER SEM OLHAR O GABARITO NO FINAL DA PÁGINA..BOA SORTE!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Primeiros Socorros

Desmaio
Sintomas: a pessoa fica pálida, suando frio; a vista fica escura, perde o controle dos músculos e depois cai, perdendo os sentidos. Se a vítima apresentar os sintomas mas estiver acordada, sente-a, abaixe a cabeça e
empurre levemente sua nuca para baixo. Se ela não estiver acordada, deite a vítima colocando suas pernas mais altas que o resto do corpo.


Pequenos Ferimentos:
Independente do tamanho se coloca uma gaze ou um pano limpo para fazer compressão, no caso de corte pequeno só fazer a compressão, em cortes grandes, fazer a compressão e se sujar a gaze, colocar outra por cima nunca tirar a primeira ate chegar ao hospital. Nunca lavar com água e sabão. Pode-se elevar o membro se for o caso, para evitar hemorragia.


Acidentes com eletricidade 
Desligar imediatamente a eletricidade caso tenha disponibilidade, se não chamar a companhia de energia elétrica.
Chamar imediatamente o socorro. Nunca encoste na vitima, pois por algum tempo ela fica gerando a energia dentro do corpo.
Não colocar nada para cobrir a vitima, a não ser declarado caso de hipotermia. Mas isso só o profissional vai tomar a conduta.
O super aquecimento da vitima vai geralmente ocorrer a hipertermia.


Queimaduras por calor 
Somente água corrente e um pano ou gaze úmida até chegar ao socorro.


Queimaduras nos olhos
Lave os olhos com soro fisiológico, cubra com gaze ou um paninho limpo molhado de soro, e leve a pessoa com urgência ao médico.


Fraturas
Há vários tipos de fraturas: no caso de fratura fechada, em que o osso quebra mas fica no meso lugar, deve-se imobilizar e levar imediatamente ao hospital.
Fraturas abertas quando o osso quebra rompe com a pele mas volta ao lugar, neste caso colocasse uma gaze em cima do corte para proteger e imobiliza o restante.
Fratura exposta, o osso quebra sai para fora e fica, neste caso protege o osso com uma gaze em volta (sempre umedecida com soro ou água) e imobiliza do jeito que esta, nunca tente colocar no lugar. 
Pode-se elevar o membro nos casos de fraturas abertas ou expostas para evitar a hemorragia.
Procurar o socorro imediatamente pois pode entrar em estado de choque.


Produtos químicos e VenenosLeve imediatamente ao hospital ou chame o socorro.
Não faça a vitima ingerir NADA, pois só vai agravar mais a situação, Nem provoque vômitos em nenhum caso.
E lembre-se de levar ou entregar para o profissional a embalagem do produto ingerido, para identificar com eficaz o procedimento correto.


Picadas e mordidas de insetos
Nestes casos tente capturar o inseto e levar junto ao hospital, pois existem muitas espécies, e cada um tem um antídoto diferente.
Não tirar o ferrão, nos casos de abelhas, o certo é raspar com uma faquinha ou outro objeto, bem contra a pele, pois no ferrão da abelha existe uma bolsinha de veneno na ponta, quando se aperta ela solta o veneno. Então, tente raspar, não precisa apertar é só raspar contra a pele.
 


Objetos estranhos nos olhos
Se for alguma sujeirinha, areia ou algo assim, de lado coloque água corrente.
Se for algo que cortou ou cravou no olho, nunca retire, tampe os olhos com gazes (os dois, para evitar movimentos e machucar mais ainda) e procure imediatamente o médico.


Objetos estranhos no ouvido e nariz
Somente retire com uma pinça se você enxergar claramente, se não leve ao hospital imediatamente.


Objetos estranhos na garganta
Somente retira com uma pinça se você enxergar claramente. Não peça para ela tossir, pois irá puxar o ar para respirar e o objeto vai trancar mais ainda. No caso de adultos, faça manobra de Heinrich,: Fique atrás da pessoa coloque as mão juntas (fechadas) bem no ossinho no fim do peito (externo) e o estomago. Empurre e solte, caso não saia o objeto chame o socorro e continue tentando. Em crianças menores, no caso bebê, coloque ele de barriga para baixo no seu braço, segurando a cabeça com a mão e apoiado na sua perna (sentado) dê palmadinhas nas costas. Mas, não muito fortes. Não fazer respiração boca a boca.


Dor de ouvido
Coloque compressas quentes sobre o ouvido doente. As compressas podem ser panos quentes, sacos de água quente, etc. Tome cuidado para que ela não esteja quente demais e queime a orelha da pessoa. Essas compressas são para colocar em cima da orelha, como se estivesse tampando-a e não para colocar dentro do ouvido. Nunca coloque nada quente dentro do ouvido, como gotas, óleos, etc, a menos que seja uma receita do médico. Não deixe a pessoa assoar o nariz com força, isso aumentara a dor. Isso tudo é só para aliviar a dor, só o médico pode dizer o que a pessoa tem e receitar um remédio.


Amputações
No caso de alguma parte do corpo  ter sido arrancada, colocar a parte em um saquinho, colocar no gelo e levar junto com a vitima até o hospital. Fazer compressa com gaze ou pano limpo na outra extremidade, para evitar hemorragia, nunca tire a primeira compressa só acrescente compressas.
No caso de ficar ligado a algum pedaço de pele, imobilizar os dois próximos e levar imediatamente ao hospital.
Pode-se elevar o membro machucado.

Convulsões
Quando uma pessoa está tento uma convulsão, ela perde a consciência e cai no solo; agita todo o corpo, com batimentos na cabeça, braços e pernas, e o seu rosto fica fazendo caretas, com olhos revirados para cima e salivação abundante. Depois ela entra em sono profundo. Apesar de ser muito assustador, você não deve ter medo de uma pessoa tendo convulsão. O mais importante é tentar proteger a cabeça também. Se ela ainda estiver com a boca relaxada pode se colocar um pano na boca para ela não se machucar, mas no momento que ela travar a boca não force. 

Nesse caso:
- Evite que a pessoa caia no chão.
- Coloque um pano entre os dentes para que ela não morda a língua
- Não tente segurá-la, ao invés disso, afaste os objetos para que ela não se machuque.
- Abra suas roupas
- Não tenha medo se ela estiver babando
- Observe as partes do corpo que estão se movimentando convulsivamente para contar ao médico.
- Quando ela voltar ao normal, coloque-a de forma confortável e verifique se ela está respirando bem.
- Leve-a a um hospital.


Sangramento Nasal
Somente fazer a compressão não necessita colocar gelo.
Se não parar procurar um hospital.
Lembrando que nunca se deve dar nada para a vítima beber ou comer, em nenhuma das situações.

Como recuperar um membro amputado?

Ajuda dramáticaÉ preciso estancar o sangue e armazenar a parte do corpo extirpada em baixa temperatura
Se você testemunhar um acidente em que alguém sofre a amputação de um membro, como um dedo, tente primeiro acalmar a vítima. Depois, lave com água limpa a parte do corpo de onde o membro se desprendeu. Isso remove bactérias
A seguir, pressione levemente o local machucado com um tecido limpo e tente manter essa parte do corpo elevada para estancar o sangue. Após cerca de 20 minutos, o sangramento deve diminuir. Só use um torniquete em caso de hemorragia extrema
O próximo passo é resgatar o membro amputado. Se possível, lave-o com água, enrole-o num pano limpo e siga o mais rápido possível a um pronto-socorro, posto de saúde ou farmácia, nessa ordem de preferência
Se você e a vítima estiverem distantes de um desses locais, mas tiverem à mão produtos de primeiro socorro, lave o membro com algum anti-séptico ou soro fisiológico. Depois, embrulhe-o numa compressa com soro e guarde-o num saco plástico limpo
O ideal, então, é encontrar um recipiente térmico (caixa de isopor ou algo similar) para guardar o membro em baixa temperatura (até 4 ºC). Mas tome cuidado para nunca deixá-lo em contato direto com o gelo
Sua missão final é levar a vítima ao pronto-socorro mais próximo. Lá ela começará imediatamente a tomar antibióticos e os médicos entrarão em contato com um centro cirúrgico especializado para fazer o reimplante
O que é proibido fazerTrês reações comuns que devem ser evitadas
Álcool, mertiolato ou qualquer outra substância do gênero mata os tecidos. Por isso, não os utilize para limpar a vítima. Na dúvida, é melhor usar só água mesmo, deixando um médico ou farmacêutico fazer uma limpeza mais adequada depois
Nunca deixe o membro amputado ficar em contato direto com o gelo e nem o coloque num congelador. Ao congelar, a água presente no membro aumenta de volume, destruindo as células dos tecidos, como uma bexiga que explode
Manipule o menos possível o membro amputado. Isso pode causar lesões e contaminação com microorganismos, que podem prejudicar, ou até impedir, um reimplante depois