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quinta-feira, 4 de agosto de 2011

SINALIZAÇÃO

Para organizar e regulamentar a circulação dos veículos e dos pedestres, o Brasil possui um Código Nacional de Trânsito, que é um livrinho bastante difícil de se ler.
Quem coordena o bom funcionamento das leis que ali estão escritas, a nível federal, é o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Em cada Estado e no Distrito Federal há um Departamento de Trânsito (DETRAN), responsável pela circulação no seu território. Estes organismos, com base no Código, obrigam a implantação de sinalização nas vias públicas, que tem como objetivo disciplinar o tráfego e garantir a segurança para todos.
Quando uma pessoa tira a carteira de motorista, ou seja, adquire a autorização para dirigir um veículo, tem que conhecer todos os sinais. Segundo o Código esta sinalização se fará por meio de placas, marcas, luzes, gestos, sons, marcos e barreiras.
Simplificando, podemos dizer que existem grupos de sinais:


SINALIZAÇÃO VERTICAL
São placas colocadas pelas vias, que se subdividem em:
a) sinais de advertência; apontam curvas perigosas, lombadas, circulação de duplo sentido, passagens de trens, etc.
b) sinais de regulamentação; apontam a velocidade máxima permitida, a distância mínima obrigatória entre os veículos, direito de precedência, direção a seguir (esquerda, direita ou para frente), etc.
c) sinais de orientação; qual o rumo que se deve seguir para encontrar uma delegacia de polícia, um hospital, a entrada de uma estrada de rodagem, etc.


SINALIZAÇÃO HORIZONTAL

São linhas, flechas ou sinais traçados diretamente no chão. São as faixas para os pedestres atravessarem, as delimitações das zonas onde é possível estacionar, as linhas que indicam a possibilidade ou não de realizar uma ultrapassagem, etc.

 

SINALIZAÇÃO COMPLEMENTAR

Além dos sinais já citados, temos também os luminosos, representados por diversos tipos de semáforos e lanternas; os manuais, que indicam os gestos realizados pelos guardas de trânsito; e os sonoros, que podem ser buzinas, apitos, sirenes ou sons emitidos por alguns semáforos que são particularmente úteis aos cegos.

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