Seguidores

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A OBSESSÃO PELO AUTOMÓVEL

(Texto da Psicóloga e  Profª Adriane Picchetto Machado)
O automóvel não é somente um utilitário, que serve para nos levar para onde queremos. Muitas vezes, nas análises que possamos fazer da questão do Trânsito, tendemos a esquecer a relação de amor, até mesmo de veneração que existe entre o homem e sua máquina.
No Brasil, a indústria automotiva se transformou em um dos motores da economia, produzindo uma cultura extremamente arraigada em nosso povo, que pode ser traduzida da seguinte forma : "Brasileiro é louco por carro". Sem nenhuma sombra de dúvida a propaganda e a mídia auxiliaram a construir esta máxima, que reflete tão bem a relação que o nosso povo tem com seu veículo.
A partir do surgimento dos primeiros automóveis, iniciou-se a universalização, através deles, do sonho da mobilidade e da velocidade. As pessoas passaram a experimentar o prazer do domínio sobre a máquina, o prazer de se deslocar mais rapidamente (ou antes dos outros), e, especialmente, a possibilidade de se diferenciarem dos outros através de seu veículo, ou pelo menos pela posse de um dele, inicialmente possível somente às famílias mais abastadas.
Desta forma, um automóvel não é só um automóvel... Ter um veículo é muito mais do que  a  possibilidade de percorrer uma distância entre dois lugares. Ter e fazer uso de um veículo desperta diversos conteúdos emocionais - a pessoa pode considerar que domina o espaço e o tempo através da velocidade,  pode se sentir independente, dona de seu "próprio nariz", e o veículo pode oferecer uma fuga das preocupações do dia-a-dia (muitas vezes ouvimos as pessoas dizerem: quando estou nervoso pego meu carro e vou dar uma volta, o que não é de forma nenhuma recomendável, pelo contrário, só devemos pegar o carro em situação inversa...).
O fato de estarmos em um veículo desperta sentimentos de segurança, muitas vezes enganoso, haja visto os riscos aos quais estamos vulneráveis no trânsito,  e uma percepção de anonimato, como se não pudéssemos ser reconhecidos ( lembrem da atual popularização das películas para o escurecimento dos vidros).
Assim, podemos dizer que o uso de um veículo nunca é acidental, quando pensamos em adquirir um veículo buscamos aquele que mais se parece comigo, o que tem um estilo que se identifica com o meu jeito, aquele que atenderá melhor às minhas necessidades emocionais, sejam elas de potência, anonimato, facilidade de manejar, tamanho, etc.
Desta forma o homem se identifica com o seu carro,  desenvolvendo de tal forma esta identificação que muitas vezes, tocar o corpo de metal, equivale a tocar o seu próprio corpo (fato que muitas vezes foi, infelizmente, causa de brigas e até de mortes).  É comum que as pessoas se mostrem deprimidas quando o carro "adoece" e satisfeitas e orgulhosas quando o seu carro é elogiado, havendo até campeonatos para atender a este desejo.  Também os cuidados especiais dispensados ao veículo (lavar, instalar acessórios, etc.)  pode lembrar muito uma relação de amor, de forma até mesmo erotizada.
Podemos aqui lembrar que o veículo também é uma forma de expressar o seu nível de poder e de status. Assim como possuir aparelhos celulares do último tipo, ter um carro importado ou ter diversos carros comunica a possibilidade de adquirir. Certas marcas possibilitam não só a distinção do resto da população, mas também a entrada em um seleto círculo de poder, acessível a poucos mortais.
Também comunicamos com o nosso veículo o nosso estilo de vida, há marcas de veículos para mulheres, para famílias, os off-roads, os de luxo, os esportivos, etc.  E, especialmente no caso dos homens, o veículo é um objeto de conquista, e sua utilização na "paquera" é definitiva para a conquista das mulheres.
É difícil analisarmos as causas deste comportamento que não é só brasileiro, já que o carro já foi definido como o "fetiche do ocidente". A propaganda tem uma responsabilidade muito grande na construção desta obsessão, ela atinge as pessoas em suas fantasias e sentimentos, comunicando mensagens nem sempre verdadeiras mas que têm algum valor para aquele que a recebe.
É triste pensar que uma sociedade coloque um "peso" tão grande em algo tão pouco importante... É triste pensar que o consumismo em nosso país seja a força que move as pessoas, às vezes de forma desenfreada, adquirindo bens muitas vezes somente para se diferenciar dos outros que estão à sua volta, competindo com tudo e com todos. Essa é infelizmente, a nossa cultura... E é difícil perceber que, desta forma, o nosso Trânsito dificilmente mudará,  já que estamos todos com os nossos desejos voltados a outras prioridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário