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quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Noções de Primeiros Socorros no trânsito

O que devo fazer primeiro? E depois?
É claro que cada acidente é diferente do outro. E, por isso, só se pode falar na melhor forma de
socorro quando se sabe quais são as suas características.
Um veículo que está se incendiando, um local perigoso (uma curva, por exemplo), vítimas presas
nas ferragens, a presença de cargas tóxicas, etc., tudo isso interfere na forma do socorro.
Suas ações também vão ser diferentes caso haja outras pessoas iniciando os socorros, ou mesmo se
Você estiver ferido.
Mas a seqüência das ações a serem realizadas vai sempre ser a mesma:
1. Manter a calma;
2. Garantir a segurança;
3. Pedir socorro;
4. Controlar a situação;
5. Verificar a situação das vítimas;
6. Realizar algumas ações com as vítimas.
Cada uma dessas ações é detalhada nos próximos itens. O importante agora é fixá-las, ter sempre
em mente a seqüência delas.
E também saber que uma ação pode ser iniciada sem que a anterior tenha sido terminada. Você
pode, por exemplo, começar a garantir a segurança sinalizando o local, parar para pedir socorro e
voltar depois para completar a segurança do local.
Com calma e bom senso, os primeiros socorros podem evitar que as conseqüências do acidente
sejam ampliadas


Como manter a calma e controlar a situação?
Como pedir socorro?
Vamos manter a calma?
Você já viu que manter a calma é a primeira atitude a tomar no caso de um acidente.
Só que cada pessoa reage de forma diferente, e é claro que é muito difícil ter atitudes racionais e
coerentes nessa situação: o susto, as perdas materiais, a raiva pelo ocorrido, o pânico no caso de
vítimas, etc. Tudo colabora para que as nossas reações sejam intempestivas, mal-pensadas. Mas
tenha cuidado, pois ações desesperadas normalmente acabam agravando a situação.
Por isso, é fundamental que, antes de agir, Você recobre rapidamente a lucidez, reorganize os
pensamentos e se mantenha calmo.
Mas, como é que se faz para ficar calmo após um acidente?
Num intervalo de segundos a poucos minutos, é fundamental que Você siga o seguinte roteiro:
1. Pare e pense! Não faça nada por instinto ou por impulso;
2. Respire profundamente, algumas vezes;
3. Veja se Você sofreu ferimentos;
4. Avalie a gravidade geral do acidente;
5. Conforte os ocupantes do seu veículo;
6. Mantenha a calma. Você precisa dela para controlar a situação e agir.
E como controlar a situação?
Alguém já tomou a iniciativa e está à frente das ações? Ótimo! Ofereça-se para ajudar, solidariedade nunca é demais.
Se ninguém ainda tomou a frente, verifique se entre as pessoas presentes há algum médico,
bombeiro, policial ou outro profissional acostumado a lidar com esse tipo de emergência.
Se não houver ninguém mais capacitado, assuma o controle e comece as ações. Com calma, Você
vai identificar o que é preciso fazer primeiro, mas tenha sempre em sua mente que:
• A ação inicial define todo o desenvolvimento do atendimento;
• Você precisa identificar os riscos para definir as ações.
Nem toda pessoa está preparada para assumir a liderança após um acidente. Esse pode ser o seu
caso, mas numa emergência Você poderá ter que tomar a frente. Siga as recomendações adiante,
para que todos trabalhem de forma organizada e eficiente, diminuindo o impacto do acidente:
• Mostre decisão e firmeza nas suas ações;
• Peça ajuda aos outros envolvidos no acidente e aos que estiverem próximos;
• Distribua tarefas às pessoas ou forme equipes para executar as tarefas;
• Não perca tempo discutindo;
• Passe as tarefas mais simples, nos locais mais afastados do acidente, às pessoas que38
estejam mais desequilibradas ou contestadoras;
• Trabalhe muito, não fique só dando ordens;
• Motive todos, elogiando e agradecendo cada ação realizada.Como acionar o Socorro?
Quanto mais cedo chegar um socorro profissional, melhor para as vítimas de um acidente. Solicite
um, o mais rápido possível.
Hoje, em grande parte do Brasil, podemos contar com serviços de atendimento a emergências.
O chamado Resgate, ligado aos Corpos de Bombeiros, os SAMUs, os atendimentos das próprias rodovias ou outros tipos de socorro recebem chamados por telefone, fazem uma triagem prévia e enviam
equipes treinadas em ambulâncias equipadas. No próprio local, após uma primeira avaliação, os
feridos são atendidos emergencialmente para, em seguida, serem transferidos a hospitais.
São serviços gratuitos, que têm, em muitos casos, números de telefone padronizados em todo o
Brasil. Use o seu celular, o de outra pessoa, os telefones dos acostamentos das rodovias, os telefones públicos ou peça para alguém que esteja passando pelo local que vá a um telefone ou a um
posto rodoviário acionar rapidamente o socorro.
A seguir estão listados os telefones de emergência mais comuns.
• Vítimas presas nas ferragens.
• Qualquer perigo identificado como fogo, fumaça, faíscas,
vazamento de substâncias, gases, líquidos, combustíveis ou
ainda locais instáveis como ribanceiras, muros caídos, valas, etc. Em algumas regiões do País, o Resgate-193 é utilizado para todo tipo de emergência relacionado à saúde.
Em outras, é utilizado prioritariamente para qualquer emergência em via pública.
O Resgate pode acionar outros serviços quando existirem e
se houver necessidade.
Procure saber se existe e como funciona o Resgate em sua
região.
• Qualquer tipo de acidente.
• Mal súbito em via pública ou rodovia.
O SAMU foi idealizado para atender a qualquer tipo de emergência relacionado à saúde, incluindo acidentes de trânsito. Pode ser  acionado também para socorrer pessoas que
passam mal dentro dos veículos. O SAMU pode acionar o
serviço de Resgate ou outros, se houver necessidade.
Procure saber se existe e como funciona o SAMU em sua região.
Resgate do
Corpo de
Bombeiros
193
SAMU
Serviço de
Atendimento
Móvel de Urgência
192
Serviços e telefones Quando acionar39
• Sempre que ocorrer uma emergência em locais sem servi-
ços próprios de socorro.
Acidentes nas localidades que não possuem um sistema de
emergência podem contar com apoio da Polícia Militar local. Esses profissionais, ainda que sem os equipamentos e
materiais necessários para o atendimento e transporte de
uma vítima, são as únicas opções nesses casos.
• Sempre que ocorrer qualquer emergência nas rodovias.
Todas as rodovias devem divulgar o número do telefone a
ser chamado em caso de emergência. Pode ser da Polícia
Rodoviária Federal, Estadual, do serviço de uma concessionária ou do serviço público próprio. Esses serviços não possuem um número único de telefone, mudam de uma rodovia a outra.
Muitas rodovias dispõem de telefones de emergência nos
acostamentos, geralmente (mas nem sempre) dispostos a
cada quilômetro. Nesses telefones é só retirar o fone do
gancho, aguardar o atendimento e prestar as informações
solicitadas pelo atendente.
O Serviço de Atendimento ao Usuário-SAU é obrigatório nas
rodovias administradas por concessionárias. Executa procedimentos de resgate, lida com riscos potenciais e realiza atendimento às vítimas. Seus telefones geralmente iniciam com
0800. Mantenha sempre atualizado o número dos telefones das rodovias que Você utiliza. Anote o número da emergência logo que entrar na estrada. Regrinha eficiente para
quem utiliza celular é deixar registrado no aparelho, pronto
para ser usado, o número da emergência.
Não confie na memória.
Procure saber como acionar o atendimento nas rodovias
que Você utiliza.
Algumas localidades ou regiões possuem serviços distintos dos
citados acima. Muitas vezes não têm responsabilidade de dar
atendimento, mas o fazem. Podem ser ambulâncias de hospitais, de serviços privados, de empresas, de grupos particulares ou ainda voluntários que, acionados por telefones específicos, podem ser os únicos recursos disponíveis.
Se Você circula habitualmente por áreas que não contam com
nenhum serviço de socorro, procure saber ou pensar antecipadamente como conseguir auxílio caso venha a sofrer um acidente.
Polícia Militar
190
Rodovias
Polícia
Rodoviária
Federal
ou Estadual
Serviço de
Atendimento
ao Usuário - SAU
Serviços
Rodoviários
Federais ou
Estaduais
Serviços
dos municípios
mais próximos
Telefones
variáveis
Outros recursos
existentes na
comunidade

Você pode melhorar o Socorro, pelo telefone
Mesmo com toda a urgência de atender ao acidente, os atendentes do chamado de socorro vão
fazer algumas perguntas a Você. São perguntas para orientar a equipe, informações que vão
ajudar a prestar o socorro mais adequado e eficiente. À medida do possível, ao chamar o socorro,
tenha respostas para as seguintes perguntas:
• Tipo do acidente (carro, motocicleta, colisão, atropelamento etc.);
• Gravidade aparente do acidente;
• Nome da rua e número próximo;
• Número aproximado de vítimas envolvidas;
• Pessoas presas nas ferragens;
• Vazamento de combustível ou produtos químicos;
• Ônibus ou caminhões envolvidos
A importância de sinalizar o local

Os acidentes acontecem nas ruas e estradas, impedindo ou dificultando a passagem normal dos
outros veículos. Por isso, esteja certo de que situações de perigo vão ocorrer (novos acidentes ou
atropelamentos), se Você demorar muito ou não sinalizar o local de forma adequada. Algumas
regras são fundamentais para Você fazer a sinalização do acidente:
• Inicie a sinalização em um ponto em que os motoristas
   ainda não possam ver o acidente
Não adianta ver o acidente quando já não há tempo suficiente para parar ou diminuir a velocidade. No caso de vias de fluxo rápido, com veículos ou obstáculos na pista, é preciso alertar os
motoristas antes que eles percebam o acidente. Assim, vai dar tempo para reduzir a velocidade,
concentrar a atenção e desviar. Então, não se esqueça de que a sinalização deve começar antes
do local do acidente ser visível.
Nem é preciso dizer que a sinalização deve ser feita antes da visualização nos dois sentidos (ida e
volta), nos casos em que o acidente interferir no tráfego das duas mãos de direção.
Onde deve ficar o início da sinalização?

Como Você já viu, a sinalização deve ser iniciada para ser visível aos motoristas de outros veículos
antes que eles vejam o acidente.
Não adianta falar em metros, é melhor falar em passos, que podem ser medidos em qualquer situa-
ção. Cada passo bem longo (ou largo) de um adulto corresponde a aproximadamente um metro.
As distâncias para o início da sinalização são calculadas com base no espaço necessário para o veículo
parar após iniciar a frenagem, mais o tempo de reação do motorista. Assim, quanto maior a velocidade, maior deve ser a distância para iniciar a sinalização

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